João Pessoa e mais 27 cidades da PB estão sob alerta para chuva forte


João Pessoa, Bayeux e mais 27 municípios paraibanos são áreas com perigo de chuvas e transtornos até as 12h desta sexta-feira (18), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mesma previsão vale ainda para Pernambuco e Rio Grande do Norte.



Conforme o alerta, há risco de alagamentos e pequenos deslizamentos nas cidades de:

Alhandra, 
Baía Da Traição, 
Bayeux, 
Caaporã, 
Cabedelo, 
Condado, 
Conde, 
Cruz Do Espírito Santo, C
uité De Mamanguape, 
Curral De Cima, 
Jacaraú, Itapororoca, 
Juripiranga, 
Lucena, 
Mamanguape, 
Marcação, 
Mari, 
Mataraca, 
Pedras De Fogo, 
Pedro Régis, 
Pilar, 
Pitimbu, 
Riachão Do Poço, 
Santa Rita, 
Sapé, 
Sobrado e 
São Miguel De Taipu. 

O alerta do Inmet indica que podem ocorrer chuvas com índices que variam entre 30 a 60 milímetros por hora (mm/h) ou até 100 mm/dia.

Segundo o site Climatempo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 80 mm de chuva em João Pessoa entre às 20h dessa quarta-feira (16) e 8h desta quinta (17). Entre as 23h20 dessa quarta (16) e 8h20 desta quinta (17), choveu aproximadamente 63 mm. Os números, somados, correspondem a quase metade de todo o esperado para o mês de maio na Capital. Segundo a Agência Executivas de Gestão das Águas (Aesa), em média, maio tem 282,5 mm de chuvas.

Ainda conforme a Aesa, a segunda cidade que mais tem registrado chuvas nas últimas horas é Alandra, na região metropolitana, com índices semelhantes aos de João Pessoa.

Previsão

A Climatempo diz que as chuvas ocorrem por causa de áreas de instabilidade que avançaram do mar para a costa leste do Nordeste, espalhando nuvens carregadas entre o leste do Rio Grande do Norte e o leste de Pernambuco.

No decorrer desta quinta-feira (17), essas áreas de instabilidade persistem na costa leste do Nordeste e provocam mais chuva na região da Grande João Pessoa, mas também há risco de chuva moderada a forte na região da Grande Natal e de chuva moderada na Grande Recife.

De acordo com a Aesa, as próximas horas podem registrar chuvas, com variações de nuvem, no decorrer do dia na faixa litorânea do estado. Para as demais regiões que compõem o setor leste do estado, Agreste e Brejo, a previsão é de apenas nebulosidade variável.

Orientações

– Evite enfrentar o mau tempo;

– Observe alteração nas encostas;

– Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

– Se houver inundação ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil (telefone 199 em qualquer local do estado ou 0800 285 9020) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Portal Correio
Share on Google Plus

Editor Odair Morais

Postado Por