Veja próximas etapas do concurso da PM e Bombeiros da Paraíba 2018

Os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba, cujo resultado preliminar foi divulgado na terça-feira (8), devem ficar atentos aos prazos das próximas etapas do concurso. O G1 preparou uma lista de quais etapas ainda faltam acontecer e os detalhes de cada uma.

Confira o resultado preliminar do concurso da PM e Bombeiros da Paraíba
Veja o edital do concurso da PM e Bombeiros da Paraíba
Nesta quarta-feira (9) foi aberto o prazo para recurso do resultado preliminar. Os candidatos devem, por meio do site da organizadora, o IBFC, interpor o recurso até as 16h da quinta-feira (10). Não cabe mais recurso dos gabaritos ou caderno de provas.

Exame psicotécnico

Segundo o edital, após a divulgação do resultado da primeira etapa pós-recurso, o que deve acontecer até a próxima semana, os candidatos habilitados devem fazer o exame psicotécnico, que consiste na análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais e da personalidade.

Esta segunda etapa está prevista para acontecer nos dias 19 e 20 de maio, em João Pessoa. O exame pode ser feito coletivamente, por meio de testes, questionários ou inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia e realizados por psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia.

Exame de saúde

No dia 18 de junho, os candidatos aprovados no exame psicotécnico devem fazer o exame de saúde, que visa avaliar o estado geral de saúde, física e mental, do candidato, além de determinar as condições indispensáveis ao desempenho da atividade militar. Nesta etapa, são feitos exames e testes clínicos e laboratoriais.

Os candidatos vão ser convocados para comparecer no Centro de Educação da Polícia Militar, localizado à Rua Dr. Francisco de Assis Veloso, Mangabeira VII, em João Pessoa. No local serão feitos exames biométricos, médico-odontológicos e laboratoriais, estes devem ser pagos pelos candidatos.


Exame de aptidão física

Na penúltima etapa do concurso da PM e Bombeiros da Paraíba, os candidatos aprovados nos exames de saúde passam pelos testes de aptidão física, que deve acontecer no dia 19 de junho, segundo o edital.

Este exame visa avaliar a capacidade de realização de esforços e a resistência à fadiga do candidato, para selecionar os que apresentam as condições necessárias para o desempenho da atividade militar. O local ainda não foi definido e vai ser divulgado no ato convocatório, a ser publicado antes da data prevista para a realização do teste.

Exames de avaliação social

Antes da nomeação, os candidatos que forem aprovados em todas as etapas anteriores passam pelos exames de avaliação social, que são de caráter eliminatório. O teste consiste de uma pesquisa da conduta pessoal do candidato, com base em documentos oficiais e em informações presentes em formulário peculiar, preenchido pelo próprio candidato.

Prazos

Segundo o edital, após a divulgação do resultado preliminar de cada uma das etapas, os candidatos têm até dois dias para interpor recurso do resultado. O horário tem início às 9h do dia subsequente à data da publicação do resultado e encerra às 16h do segundo dia após a divulgação.

O concurso oferece mil vagas para as duas corporações. No total, são oferecidas 400 vagas para a região de Campina Grande, 346 para a Região de João Pessoa e 254 para o Sertão. As oportunidades são para cargos de soldado da qualificação de praças combatentes (QPC), da Polícia Militar, e soldado do quadro de praças bombeiro militar combatente.
Share on Google Plus

Editor Odair Morais

Postado Por