Câmara Municipal de Patos abre trabalhos no segundo período de 2018 e vereadores aprovam reajuste aos servidores da Casa


A Câmara Municipal de Patos, no retorno das sessões ordinárias, nesta terça-feira, dia 03 de julho, aprovou, por unanimidade, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 043/2018 que concede o reajuste aos vencimentos dos servidores da Câmara, e dá outras providências. Na oportunidade, cinco projetos deram entrada, sendo quatro do Poder legislativo e um do executivo, além de um requerimento.
 O presidente da Casa Legislativa, Sales de Mendes Júnior (PRB), enalteceu o retorno dos trabalhos com uma pauta positiva.
“Já voltamos os trabalhos com uma pauta bastante positiva que é a apreciação em primeira votação do projeto de lei que concede o reajuste salarial de 10% para o servidor da Câmara Municipal de patos, aqueles que ganham acima de um salário mínimo. Esperamos que esse seja o ritmo do Poder Legislativo, de sempre estarmos buscando discutir e trazendo para esse Poder matérias e pautas positivas”, disse Sales.
Ele ainda pontuou a execução do Projeto ‘A Câmara no seu bairro’ que tratará de ouvir a população dos bairros do município de Patos a respeito dos problemas existentes nas localidades. Sales garantiu que a pretensão é transformar as reivindicações em proposituras para assim, levar uma comissão ao prefeito e buscar a solução dos problemas.
Na sessão ordinária, deu entrada na Casa, de autoria de Diogo Medeiros (PSB), o PL n° 48/2018 que dispõe sobre a permissão de acesso aos portadores de diabetes tipo 1 aos locais públicos e privados de uso coletivo no município de Patos e dá outras providências. A pessoa com a patologia deverá comprovar esta condição mediante apresentação de documento médico que ateste tal situação com específico CID (Código Internacional de Doença).
O prefeito Dinaldinho Wanderley (PSDB) enviou um Projeto de lei n° 15/2018 que altera e acrescenta dispositivos à Lei Municipal n° 4.886 de junho de 2017 que ‘dispõe sobre a contratação por tempo indeterminado para atender a necessidade de excepcional interesse público, nos termos do art. 37, IX, da Constituição Federal c/c o art.94, VII da Lei Orgânica do município de Patos’, e dá outras providências.
Já o vereador Ivanes Lacerda (MDB) apresentou três projetos, sendo eles:  o PL nº 44/2018 que institui o programa ‘Poesia no Ônibus’, com afixação no interior dos veículos de transporte coletivos, de poemas escolhidos através de concurso público anual.
O parágrafo do artigo 1º do PL cita que poderão ser escolhidos poemas de escritores já consagrados, com preferência para escritores regionais e locais. O programa será estendido aos veículos de transporte escolar. O PL nº 45/2018 determina a publicação trimestral dos dados referentes aos cargos em comissão do executivo e dá outras providências.
Também de autoria do parlamentar mirim, deu entrada na Casa Legislativa o PL nº 46/2018 que dispõe sobre a cobrança da taxa de estacionamento em shopping centers, lojas de departamento, hipermercados e congêneres.
Deu entrada na Câmara Municipal um requerimento que tem como autor o vereador Toinho Nascimento (PSDB) solicitando a pavimentação da rua Alaíde Vieira de Lucena, localizada no Bairro Salgadinho, ao lado da HC Pneus, através da secretaria de Infraestrutura.

Ascom CMP
Share on Google Plus

Editor GILSON FILMAGENS

Postado Por