Gerente nega politicagem durante mutirão da cirurgia de catarata que acontece na cidade de Patos

Cerca de 500 pessoas estão sendo beneficiadas em mais um mutirão da cirurgia de catarata que acontece através da Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Estado em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. Na manhã deste sábado, dia 30, a reportagem esteve na 6ª Gerência Regional de Saúde (6ª GRS) para acompanhar mais uma fase do mutirão e apurar denúncias de beneficiamento de políticos.
De acordo com denúncias recebidas, políticos da região estariam intermediando e indicando cidadãos para serem contempladas com as cirurgias de catarata. Os denunciantes chegaram a dizer que algumas pessoas estariam sendo colocadas na lista através de políticos e não das secretarias de saúde dos municípios da regional de Patos. A Agente Comunitária de Saúde Maria de Fátima relatou que tem uma pessoa da sua área que necessita, porém, nãoconseguiu a vaga, pois as vagas já estavam preenchidos.
Para apurar a denúncia, a reportagem entrevistou Leudo Farias, gerente da 6ª GRS. Ele negou as informações repassadas e explicou que os cidadãos que foram encaminhados são oriundos das 24 secretarias de saúde dos municípios que compõem a regional. Leudo ainda relatou que cada município tem sua cota de pacientes necessitados das cirurgias, porém, se o número não é atingido, outras pessoas entram nestas vagas remanescentes.
Leudo Farias disse que o mutirão acontece há 7 anos e vem sendo elogiado pelos próprios secretários dos municípios. “Esse ano Patos tem cem vagas! No ano passado Patos também tinha cem vagas, mas realizou quase duzentas cirurgias, pois sobraram vagas de outros municípios que não atingiram suas metas...cada município mandou uma relação e nós só fazemos se tiver nas relações dos municípios”, confirmou Leudo.
O médico oftalmologista Dr. Robson, que faz parte do mutirão, concedeu entrevista e agradeceu pela oportunidade de ajudar as pessoas mais necessitadas. Dr. Robson relatou que a etapa que acontece esta semana é para realizar uma triagem para ver caso a caso.


Jozivan Antero – Patosonline.com
Share on Google Plus

Editor GILSON FILMAGENS

Postado Por