Meteorologista prevê que 2019 será um ano de boas chuvas para a PB


Com quase meio século de experiência em estudos do clima no planeta, o meteorologista Luiz Carlos Molion, aposentado pela Universidade Federal de Alagoas, afirma que, de acordo com o método de previsão por similaridade, 2019 será um ano de inverno favorável na Paraíba, embora o Sertão do Estado ainda possa sofrer com uma redução nas precipitações, de 15 a 20% abaixo da média histórica.
“Tenho notado que as frentes frias estão chegando até a região equatorial e, nessas circunstâncias, há tendências de se ter na Paraíba e no Rio Grande do Norte chuvas na média ou até acima do normal. Eu diria que 2019 não deve ser um ano muito crítico, nada parecido com o que já passamos em 2015, 2016 e 2017, que foi o período mais seco dos últimos 20 anos”, afirma Molion.
O meteorologista prevê ainda que 2020 seja o ano de “salvação da lavoura”, pois embora 2018 e 2019 sejam anos chuvosos, a seca que perdurou por mais de seis anos deixou resquícios na maior parte dos reservatórios do Estado. Além disso, segundo dados repassados pela Aesa, entre o dia 1º de janeiro e 30 de novembro, a Paraíba registrou precipitações um pouco abaixo da média histórica, embora tenha chovido nos 223 municípios do Estado.
Os últimos dados da agência dão conta que apenas um açude está sangrando na Paraíba, enquanto 33 estão em situação crítica (com menos de 5% do seu volume total), 38 em observação (menos de 20% do volume total) e 56 com capacidade superior a 20%.
pbagora
Share on Google Plus

Editor GILSON FILMAGENS

Postado Por