Covid-19: Secretarias de Saúde de Patos e Estado não falam a mesma língua

Saiba mais www.patostv.com - Os dados com relação à Covid-19 disponibilizados pelas secretarias de Saúde de Patos e do Estado simplesmente não batem. Desde a sexta-feira, 22 de maio, que os boletins diários dos dois órgãos não trazem mais os mesmos números.
De lá pra cá o que se vê são números diferentes e inconsistentes. No último boletim divulgado no final da tarde pelo Município nesta sexta-feira (19), Patos já tem 1.303 casos confirmados.
À noite, o Estado divulgava que Patos ainda está com 1.020, uma diferença de 283 casos.
O mesmo se refere aos óbitos. Enquanto o Estado já contabiliza 49 mortes em Patos, a Secretaria Municipal ainda está computando 47.
A primeira inconsistência nos dados se deu justamente no dia 22 de maio quando o município teve que se adaptar as plataformas do E-sus e Sivepgripe” do Ministério da Saúde.
Em entrevista recente, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, disse que os dados de cada município só são contabilizados pelo Estado quando entram os notificados nos sistemas oficiais de notificação.
Embora o município só divulgue os números no final da tarde, a SES só recebe a atualização entre municípios e estado até o meio dia para fechamento de dados.
Segundo uma fonte do município, os dados em Patos só são fechados no período da tarde. Com isto, no ranking estadual, Patos é a sexta cidade em número de casos, o que não é verdade. Com 1.303 casos já confirmados, a cidade é quinta neste ranking.
Nesta semana, o Estado também teve problemas para atualizar os dados diários. O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, explicou o motivo da não divulgação dos novos casos da Covid-19 na Paraíba nessa quinta-feira, 18.
Ele afirmou que houve pane no sistema e-Sus, que é de responsabilidade do Ministério da Saúde, e por isso os dados não foram divulgados. – O sistema nacional e-Sus entrou em colapso e infelizmente aqueles dados novos, que representam a maioria, e os óbitos não foram comunicados por isso.
A Paraíba, até esta sexta-feira, tinha 35.093 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 724 no estado desde o início da pandemia. Já são 214 cidades da Paraíba com casos registrados da doença.
Como os boletim estadual não está em tempo real com os confeccionados pelos municípios, os números de casos confirmados estão aquém da realidade.


Portal 40 graus.