Prefeito Ivanes Lacerda faz avaliação positiva das ações da Prefeitura e diz que Patos está avançando no combate ao Covid-19

Saiba mais www.patostv.com - O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, fez uma avaliação positiva sobre a atuação da Prefeitura e da Secretaria de Saúde nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

“Nós fizemos os decretos, fizemos a vacina, nós fizemos a conscientização da população com campanhas publicitárias, usando as mídias, rádio, carro de som, nós testamos a população e continuamos testando, estamos fazendo a desinfecção ambiental urbana, tá sendo feita todos os dias, e compramos equipamentos para fazer isso. Nós fizemos a ampliação da UPA, nós compramos medicamentos pra tratamento precoce do coronavírus, temos disponíveis para entregar de forma gratuita à população”, disse ele durante entrevista nessa quinta-feira, dia 17.

Ivanes acrescentou que todos os EPIs foram adquiridos para promover a segurança dos profissionais de saúde, e garantiu que essa aquisição continua conforme vai surgindo a necessidade.

Ele explicou que as empresas não fornecem grandes quantidades de uma só vez, portanto, a compra de novos equipamentos de proteção individual se baseia na demanda de consumo.

Sobre os respiradores que são utilizados para estabilizar os pacientes com sintomas respiratórios graves, o prefeito ressaltou que a gestão providenciou o conserto de dois desses equipamentos para a UPA, e ainda instalou mais 5 respiradores enviados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Hugo Motta.

Quanto à reforma e ampliação da UPA 24 horas, Ivanes destacou a construção de 6 novos leitos, que inclusive já estão prontos para uso, e reforçou que mais 14 estão sendo concluídos para serem somados aos 12 já existentes, formando um total de 32 leitos equipados para atender pacientes com a Covid-19.

Confiante do que as ações da Prefeitura representam para a cidade de Patos, o gestor atribuiu o status de bandeira amarela ao bom desempenho de todas as ações que seguem sendo executadas com o objetivo de dar segurança à população e aos profissionais da linha de frente contra a pandemia.

“Por isso que nós saímos da bandeira laranja para a bandeira amarela. Com essas ações, com a compreensão de boa parte da sociedade cumprindo o isolamento social, com a testagem da população, com a distribuição de aproximadamente cinquenta mil máscaras, distribuição de EPI, afastamento de profissionais de grupo de risco, compra de medicamentos, e essas ações conjuntas que somadas com a compreensão da sociedade, com o fechamento do comércio, e se não tivéssemos tomados todas essas medidas, teríamos muito mais óbitos do Covid. Então, tudo isso fez com que a gente saísse da bandeira laranja pra bandeira amarela, e se Deus quiser na próxima semana pra bandeira verde”, comemorou.

Ainda sobre as medidas e ações de combate à pandemia, Ivanes comunicou que a taxa de letalidade do Covid-19 diminuiu de 3,5% para 2,7%, bem como sinalizou que a taxa dos novos casos detectados também está dando uma moderada.

Sobre o momento atual de flexibilização, ele enfatizou que a sociedade precisa adotar as medidas necessárias para que passe a conviver da melhor forma com a pandemia, pelo menos até que surja uma solução concreta.

Nesse contexto, o centro de testagem para Covid-19, inaugurado no último dia 10 de julho, está sendo um equipamento importante para reforçar o controle e combate à pandemia na cidade de Patos.

Ivanes Lacerda

Coordecom

Postar um comentário

0 Comentários