Conselho Municipal Sobre Drogas de Patos tem atuado mesmo na pandemia

Saiba mais www.patostv.com - O problema do uso de droga afeta famílias sem distinção de cor, classe social, idade, sexo. Em Patos, por exemplo, o Conselho Municipal sobre drogas estava desativado, mas, no início desse ano, para trabalhar a temática, ele foi reativado e, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, tem se estruturado mediante leis, eventos remotos e conscientização nas plataformas digitais.

O secretário executivo de articulação de Patos, Deusimar Guedes, é conhecido nacionalmente diante de suas especialidades quando trata-se de uso de drogas. A discussão é intensa e dele é o livro ‘Drogas, problema meu e seu’, tema esse tratado durante a companha local de conscientização sobre as drogas.

Em Patos, Políticas Educativas sobre drogas, apesar da pandemia, não está imóvel. De acordo com Deusimar, o desejo é que essa Política Educativa seja permanente, não apenas de gestão. Primeiramente foi implantada, por meio de decreto, a Política Municipal Educativa Sobre Drogas do Município de Patos e que a cidade saiu na frente. Após a implantação, foi reinstalado o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas que é formado por cerca de 30 instituições, sendo metade formada por membros do Poder Público e a outra parte constituída da sociedade civil organizada.  

“São entidades diversas, exatamente, porque o Conselho é um órgão civil de auxílio e de articulação do poder público com a sociedade civil. Após reinstalado nesse governo, e nomeado legalmente pelo gestor municipal nós cuidamos em alterar a legislação para adaptar à legislação nacional. Também já criamos uma logomarca para que ele passe a ser conhecido, a próxima etapa é darmos conhecimento para a sociedade como um todo e que através dessa política e desse Conselho e que através dele possa fazer essa ponte da sociedade  dos usuários, dos dependentes químicos, das famílias  e das pessoas em geral que trabalham com a temática com o poder público”, disse.

Antes do final do mês o Regimento Interno do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas deverá ficar pronto e após isso, será realizado o cadastro de todas as instituições que trabalham com a temática drogas, seja educação, prevenção, tratamento e repressão.

A fase seguinte, de acordo com o secretário Deusimar Guedes, são as capacitações.

“Esperamos que a partir de outubro a gente já comece, essas capacitações vão desde os próprios conselheiros até os educadores de forma geral e a sociedade civil organizada, as instituições que estarão trabalhando com essa temática”, explicou.

O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas tem um número de contato: 83 9 9620 3737. Sua presidente é Ilva Lacerda.

Patosverdade.com

 

Postar um comentário

0 Comentários