Deputado pede providências para prevenir desastre em barragem no Sertão da PB

O deputado federal Frei Anastácio (PT) registrou nesta terça-feira (19), na Câmara Federal, a grande preocupação da população de Cajazeiras, Sousa e outras cidades do Sertão da Paraíba, em relação aos possíveis riscos de rompimento da barragem Engenheiro Ávidos. “Já enviei ofício à Agência Nacional de Águas (ANA) solicitando informações e providências, se for o caso, para impedir que ocorra um desastre”, disse o deputado.

Frei Anastácio disse que já recebeu diversos apelos da população de Cajazeiras e Sousa, para que ele fizesse esse alerta e cobrasse dos órgãos competentes informações concretas sobre os reais riscos que a barragem oferece. “Não podemos ficar calados diante dessa situação. Se realmente existem riscos, é preciso que os órgãos responsáveis tomem providências urgentes”, alertou.

O parlamentar afirmou que o rompimento da barragem, além de representar um grande desperdício de água, iria provocar uma tragédia ambiental e afetar várias cidades do Sertão, principalmente o município de Sousa, uma das mais importantes do estado.

A barragem Engenheiro Ávidos é administrada pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) e o reservatório é responsável pelo abastecimento de Cajazeiras, uma das cidades mais importantes do Sertão da Paraíba.

Nos últimos meses, a população tem reclamado nos meios de comunicação da região que o reservatório corre risco de rompimento. E após a tragédia de Brumadinho, os temores da população vêm aumentando. Segundo informações do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), a capacidade máxima da barragem é de 255.000.000m³.

“A população reclama que há falhas visíveis na parede da barragem, e com a chegada do inverno no Sertão poderá haver uma tragédia sem precedente para a região. A ANA e o DNOCS precisam agir com urgência para evitar mais uma tragédia em nosso país”, afirmou.

Fonte: Radar Sertanejo
Share on Google Plus

Editor Odair Morais

Postado Por