Saúde recebe novas Vans para transporte de pacientes em tratamento fora de domicílio


A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu quatro novos veículos, tipo Van, junto à empresa contratada para fornecer e manter à frota do município, que servirão exclusivamente para atender aos pacientes que necessitam do tratamento fora de domicílio (TFD); além dos usuários dos Caps I, II e III que precisam se deslocar de suas residências para as três unidades de saúde.

O TFD é um direito do usuário do SUS, instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde; é um instrumento legal que visa a garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem, por falta de condições técnicas. Destina-se a quem necessita de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva.

Para a gerente da Central de Regulação e Marcação de Consultas, Yara Dayane, a chegada das Vans novas é uma forma de dá dignidade ao paciente garantindo que o atendimento no município de referência seja mais humano.

“Todos esses pacientes que fazem o deslocamento para os grandes centros, ou seja, Campina Grande e João Pessoa, eles fazem àqueles tratamentos mais sofisticados que nós não temos aqui no nosso município. São as cirurgias, alguns tipos de tratamentos oncológicos, assim como também outros tratamentos mais específico que são acompanhados no HU ou em outros hospitais da rede SUS. Nós entendemos que a chegada dessas Vans novas é uma forma de dá dignidade ao paciente  garantindo que o atendimento no município de referência,  seja um atendimento mais humano”, informou Yara.

Já o chefe do setor de transportes da Secretaria Municipal de Saúde, Cícero César Vilar (Pereira), informou que os novos veículos vão atender à demanda do município, proporcionando mais segurança e conforto para os cidadãos patoenses.

“Havia uma grande necessidade dessas duas Vans, e a gente locou esses veículos para fazer o serviço da demanda do TFD que é o tratamento fora de domicílio, o trabalho continua levando esse pessoal para João Pessoa e Campina Grande. E essas outras duas Vans ficarão nos Caps Infantil e Adulto onde a demanda aumentou muito e foi necessária fazer essas contratações”, comentou Pereira.

SONORA - CICERO VILAR PEREIRA - CHEFE DE TRANSPORTES


SONORA - YARA DAYANE - GERENTE DA CENTRAL DE REGULAÇÃO


Assessoria


Share on Google Plus

Editor GILSON FILMAGENS

Postado Por