Cidade de PE com maior incidência de mortes por coronavírus não tem UTI

Saiba mais www.patostv.com - A cidade pernambucana com a maior incidência no estado de mortes por coronavírus, São Lourenço da Mata, não tem nenhum leito de unidade de terapia intensiva (UTI). O município de 113 mil habitantes a 20 quilômetros do Recife é o 12º mais populoso do estado e registrou até esta sexta-feira (17) 12 mortes — número inferior apenas às mortes ocorridas na capital de Pernambuco.

A incidência de mortes em São Lourenço da Mata é de 10,5 mortos pela doença para cada 100 mil habitantes. No Recife, onde havia 74 mortes por coronavírus confirmadas nesta sexta-feira, a incidência era de 4,4 mortos para cada 100 mil habitantes.

São Lourenço possui apenas leitos de estabilização com respirador, para que os pacientes sejam transferidos para um hospital com UTI.

A prefeitura informou que o Ministério da Saúde destinou R$ 802 mil à compra e à instalação de novos equipamentos para o Hospital Municipal Petronila Campos, que deve receber 40 leitos de retaguarda para as vítimas da doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus. No entanto, não há previsão de instalação de UTI

"Temos, ainda, três leitos com respiradores no hospital. Eles não são de terapia intensiva, mas de estabilização, para que possamos atender os pacientes enquanto aguardamos senhas para transferi-los às unidades de referência", explicou a secretária de Saúde do município, Gislaine Calado.

"Os novos leitos devem entrar em operação até a primeira semana de maio, porque estamos tendo dificuldades na compra de equipamentos de proteção individual e outros insumos", completou.

Fonte: G1