Hospital de Patos está neste sábado com 95% dos leitos de Covid-19 ocupados

Saiba mais www.patostv.com - O município de Patos, no Sertão da Paraíba, chegou nesta sexta-feira a um quadro de "esgotamento" do seu sistema de saúde sem ter mais leitos disponíveis para atender casos de Covid-19. No entanto, neste sábado, o médico coordenador do Setor Covid-19 do Complexo Hospitalar Regional de Patos, Pedro Augusto Dias Timóteo, trouxe uma notícia mais acalentadora.

Dos 20 leitos de UTI, existe hoje uma vaga disponível e duas vagas na enfermaria. Uma na masculina e outra na feminina das 24 existentes.

Ele explicou que devido a lotação máxima, foi necessária a colocação de mais quatro enfermarias para ambos os sexos. “Mesmo assim estamos neste sábado com capacidade em 95%. Estamos aguardando nos próximos dias a abertura de mais leitos, principalmente de UTI.

O Hospital Metropolitano da cidade, único capacitado para receber pacientes afetados pela pandemia, está com seu sistema amplamente esgostado, já que não param de chegar mais pacientes da cidade e de outros municípios.

Curiosamente, a cidade possuía apenas dez leitos de UTI antes da pandemia. E mesmo dobrando a quantidade, o número de leitos foi insuficiente.

A chefe do Núcleo de Enfermagem daquela casa de saúde, Séfora Cândida Meira de Vasconcelos, mostrou sua preocupação com esta situação caótica vivida. "Hoje, nós estamos com uma situação de esgotamento de nosso sistema. É lamentável a gente chegar a essa situação", comentou Séfora Cândida.

Séfora recomendou que as pessoas continuem utilizando máscaras, usando álcool em gel nas mãos e mantendo o distanciamento social, uma vez que essas são as formas mais eficazes de prevenção antes da vacina ser adotada.

Séfora fez um apelo para que a população se cuide, tome as medidas necessárias para evitar aglomeração, e lembrou que a pandemia continua.

Preocupada com a ocupação de 100% dos leitos de UTI e Enfermagem no Hospital Regional de Patos, a diretora técnica do Complexo Hospitalar de Patos, Jaqueline de Andrade, pediu que a população continue mantendo os cuidados individuais e coletivos, para que os casos possam ter um controle mais eficaz com as medidas já adotadas pelas esferas de saúde.

Jaqueline confirmou que os deputados Hugo Motta e Nabor Wanderley, estarão inaugurando semana que vem com apoio do Governo do Estado, mais 6 leitos de UTI para tratar de pacientes com a Covid-19. “Vamos tentar minimizar a "alta demanda de casos graves de Covid-19". 



PATOSTV COM PORTAL40GRAUS

Postar um comentário

0 Comentários