Testagem para Covid em Patos normaliza oferta e prioriza casos com sintomas leves para a doença

Saiba mais www.patostv.com - O Centro de Apoio à Covid, mantido pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde está ofertando normalmente a testagem para diagnóstico da Covid-19.

A confirmação vem do gerente de Vigilância em Saúde do município, Laerth Júnior, durante entrevista concedida nesta segunda-feira (21). Ele lembrou que o Centro de Apoio à Covid funciona de domingo a domingo, das 07h00 às 19h00.

Laerth disse que semana passada ocorreu a falta de testes no final da tarde da sexta-feira (18), mas garantiu que ainda foram realizados 80 testes, quando a demanda era de 100 testes diários.

Após receber a nova remessa de testes na madrugada do último sábado (19), a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu imediatamente para o Centro de Apoio à Covid e UPA 24 horas.

A novidade é que a testagem diária foi ampliada para 150 testes para Covid-19. Além disso, é importante esclarecer que foram adquiridos via licitação, cerca de 5 mil testes para garantir a oferta normalmente até que outra remessa possa chegar.

Sobre o protocolo da testagem, Laerth Júnior informou que, para ter acesso, o paciente precisa apresentar de 8 a 10 dias com pelo menos 2 sintomas da Covid-19.

Segundo afirmou, a triagem tem sido o grande desafio para as equipes de testagem, ou seja, identificar quando o paciente está precisando ou não de fato da testagem.

Ainda nesse contexto, Laerth comentou que muitas pessoas procuram o teste sem apresentar sintomas ou até mesmo por uma suspeita que contraiu a Covid numa viagem de final de semana. Portanto, a recomendação é que a sintomatologia seja mais levada a sério pela população.

Ouça:

LAERTH JÚNIOR – GERENTE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
(FLUXO NO CENTRO DE TESTAGEM PRA COVID)

Coordecom

Postar um comentário

0 Comentários