Manchetes

Vulcão capaz de gerar tsunami no litoral da PB e em outros estados do Nordeste entra em alerta de erupção

Saiba mais www.patostv.com - Um vulcão nas Ilhas Canárias, no litoral da África, entrou em estado de alerta para uma erupção e tem preocupado oceanógrafos brasileiros. O motivo se dá porque, segundo os especialistas, uma erupção explosiva poderia causar um tsunami que atingiria o Brasil, afetando a costa da Paraíba e outros estados do Nordeste.

O alerta, que tem quatro níveis, está no segundo, onde pede alerta e vigilância no monitoramento da atividade vulcânica e sísmica. O vulcão Cumbre Vieja, como é chamado, registrou uma sequência de movimentos sísmicos que seguem ocorrendo ao longo desta semana, o que indica proximidade de uma erupção.

O vulcão está adormecido há décadas e começou a dar sinais de atividade moderada nos últimos dias.

“Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima”, explica o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira.

A hipótese de que um tsunami poderia ser causado pela erupção do Cumbre Vieja já foi confirmada em várias pesquisas sobre o tema. “Existem diversos estudos já publicados sobre essa possibilidade de tsunami. É uma hipótese real, e ela aconteceria caso houvesse uma erupção explosiva”, conta Carlos Teixeira.

Segundo análise feita em estudo produzido no Departamento de Geologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná) a Ilha de La Palma fica a 4.462 km de São Luís.

“Estima-se que a próxima erupção poderá desestabilizar a encosta da ilha devido a fatores como declividade do vulcão, volume de material mobilizado, fatores climáticos e principalmente, a uma zona de fraqueza existente que facilitará a ocorrência do movimento de massa”, afirma pesquisa feita na UFPR do geólogo Mauro Gustavo Resse Filho, que pesquisou o tema e publicou TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em 2017.

Fonte: UOL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads