Manchetes

Secretaria de Estado da Saúde promove encontro estadual com foco em UTIs

Saiba mais www.patostv.com - Gestores das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Rede Hospitalar Estadual, localizadas do litoral ao alto sertão da Paraíba, participaram nesta segunda-feira (06),  no auditório do Unipê, em João Pessoa, do 1° Encontro das Unidades Estaduais de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrico, promovido pela Gerência Executiva de Atenção Especializada (GEAE), da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB), objetivando a apresentação do diagnóstico das UTIs e experiências exitosas na ampliação de novas técnicas assistenciais.
 
De acordo com Ana Rita Ribeiro, gerente executiva de Atenção Especializada, o Encontro é resultado de meses de análise e acompanhamento por meio da equipe da GEAE às UTIs da rede estadual. “Esse momento foi idealizado pela necessidade de dar um suporte nesse período de pandemia, principalmente aos que atuam nas UTIs. Nosso intuito é melhorar o conhecimento e as habilidades dos profissionais. Estamos reunindo todos aqueles que por meses construíram conosco uma assistência especializada e segura aos pacientes”, pontuou.
 
Responsável pelos estudos técnicos realizados nas unidades de saúde, João Rodrigues, enfermeiro e apoio técnico da GEAE, explicou que para a análise foi fundamental a participação dos gestores e apoio da SES. “Em um primeiro momento, junto à Dra. Ana Rita e Dra. Marcela Tarcia, identificamos a necessidade de apoiar os colaboradores das UTIs e montamos um projeto. Apresentamos a proposta para a SES e recebemos todo apoio necessário para realizar os estudos, que culminaram no avanço da assistência. Trabalhamos as fragilidades diagnosticadas, além de facilitar a troca de experiências com hospitais referências, como o Metropolitano; entre outras ações. Estamos felizes com os resultados. E, esse evento revela uma equipe de saúde mais fortalecida”, disse.
 
Para a coordenadora de Enfermagem da UTI do Hospital Regional de Sousa, Luenya Nobrega, a oportunidade propiciou conhecimentos aplicáveis não apenas aos pacientes em tratamento da Covid-19, mas outras patologias. “Foi, e está sendo muito enriquecedor para todos nós participar desse projeto que nos fez rever protocolos, criar e adaptar cheklists, melhorar e avançar na assistência. Sabemos que fazer gestão não se aprende do dia para noite, é preciso contar com o apoio de outras instâncias, por isso somos gratos a toda equipe da GEAE e SES, pela oportunidade ”, discorreu a participante que na ocasião ganhou um livro publicado por colaboradores do Hospital Metropolitano, através das experiências da equipe de Odontologia, com pacientes em UTIs.
 
O evento iniciado às 8h, no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), conta com uma programação com Mesa Redonda, Palestras e Apresentação das UTIs dos Hospitais Estaduais, por seus gestores. O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, parabenizou a iniciativa. “Essa é uma importante atividade para transformarmos ainda mais sonhos em realidade. Seguimos rumo aos cuidados intensivos de excelência. Parabéns a todos os envolvidos”, expressou.
 
Estiveram presentes gerentes e coordenadores de UTIs; o diretor assistencial do Hospital Metropolitano, Gilberto Teodozio;  Evandro Julio, conselheiro do Cofen, representando a presidente, Betânia Maria dos Santos; Catia Jussara, representante do Coren-PB; Milca Rego, presidente do Sindicato dos Enfermeiros-PB; Vívian Lopes, gerente técnica da Agevisa; e demais palestrantes. 




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads