Manchetes

Assinada ordem de serviço para construção de unidades de triagem de resíduos sólidos em 16 municípios

Saiba mais www.patostv.com - 

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), assinou, na manhã desta quarta-feira (03), a ordem de serviço para construção de Unidades de Triagem de Resíduos Sólidos em 16 municípios paraibanos. A iniciativa visa a construção de UTRS em 16 cidades sedes, que vão beneficiar diretamente 72 municípios, concedentes (sedes) e municípios parceiros em todas as regiões do Estado. O investimento é de R$ 5,3 milhões, com recursos do Tesouro Estadual, beneficiando 639.240 habitantes.

A assinatura ocorreu no gabinete do secretário da Seirhma, Deusdete Queiroga, e contou com a presença do secretário executivo do Meio, Ambiente, Denis Soares; da secretária executiva da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Virgiane Melo; da representante da empresa contratada Rafaela Fernandes, e do gestor da obra, Alexandre Valadares.

O secretário Deusdete Queiroga considerou a ação importante ressaltando a parceria com os municípios, não só pela preocupação com a questão ambiental, mas também pelo apoio aos municípios para que promovam o desenvolvimento de associações de catadores, gerando emprego e renda para os trabalhadores da atividade. 

Para o secretário Denis Soares, essa é mais uma iniciativa que objetiva auxiliar na reciclagem de resíduos sólidos em diversos municípios. “Além de melhoria para o meio ambiente e diminuição dos resíduos sólidos nos aterros sanitários, vai também contribuir para aumentar a renda nas comunidades, dando melhor qualidade de vida, bem como melhores condições de trabalho e consequentemente dando mais dignidade às pessoas”, ressaltou Denis. 

A ação faz parte do programa Paraíba Mais Sustentável e objetiva efetuar o manejo dos resíduos que deve ser realizado de forma que garanta adequadas condições de saúde pública, assim como a proteção do meio ambiente. Diante dos transtornos devido à grande quantidade de resíduos gerados, faz-se necessário criar políticas públicas que objetivem uma destinação ambientalmente adequada aos rejeitos.

Além das unidades, o Governo do Estado, por meio da Seirhma, vem dando apoio aos municípios para que possam viabilizar a gestão dos resíduos sólidos e descarte correto. A ação vem sendo feita por meio de atividades educativas de forma contínua, com a oferta de cursos de formação para gestores públicos municipais, bem como com reuniões, visando melhor prestação do serviço à população. 

Lista de Municípios/Sede e parceiros por Unidade:

São José do Bonfim: Malta, Cacimba de Areia, Quixaba, Maturéia
Pocinhos: Areial, Puxinanã
Mari: Sobrado, Riachão do Poço, Caldas Brandão
Serra Branca: São José dos Cordeiros, Coxixola, Parari, São João do Cariri, Gurjão
Sumé: Amparo, Prata, Ouro Velho
Taperoá: Assunção, Livramento, Salgadinho, Santo André
Picuí: Baraúnas, Sossego, Frei Martinho, Nova Palmeira, Pedra Lavrada
Princesa Isabel: Juru, Tavares
Lagoa de Dentro: Jacaraú, Pedro Régis, Duas Estradas, Serra da Raiz
Barra de São Miguel: Alcantil, Caraúbas, Congo, Riacho de Santo Antonio
Juazeirinho: Olivedos, Tenório, São Vicente do Seridó, Junco do Seridó
Remígio: Areia, Algodão de Jandaíra, Arara
Caaporã: Alhandra, Pitimbu
Boqueirão: Cabaceiras, Caturité
Ingá: Riachão de Bacamarte, Itatuba, Serra Redonda, Mogeiro, Salgado de São Félix
Pedras de Fogo: Itabaiana, Pilar, São Miguel de Taipu, São José dos Ramos.

Confira a matéria no Portal do Governo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads